As férias sejam de verão ou de inverno, ou simplesmente um feriado, é um bom momento para que a criança dê seus primeiros passos na cozinha. Não existe uma idade mais ou menos adequada para isso. Quando você notar que seu filho já tem habilidades suficientes em suas mãos para manipular os alimentos, é o momento ideal para introduzi-lo no mundo culinário. Além disso, estar em contato com os alimentos os animará a prová-los e a consumi-los.
Ensinar a cozinhar é um bom caminho para estimular e ensinar os hábitos alimentares às crianças. Na cozinha, não só se prepara a comida e a come, mas também se educa e se aprende. A cozinha é uma necessidade, mas também uma tradição, um costume que deveríamos passar de pai para filho e desfrutar com eles e ensiná-los a se cuidar e tenham uma alimentação saudável. Alimentar-se bem é ter uma boa qualidade de vida. Dar valor aos alimentos é uma base sólida de uma correta nutrição, e ainda você poderá ensinar seu filho a não desperdiçar, ao mesmo tempo em que ensina que no mundo milhares de crianças morrem de fome todos os dias.
Já faz algum tempo que em algumas escolas foram criadas oficinas de cozinha para crianças. Eles fazem do ato de cozinhar algo muito divertido, atrativo e muito prazeroso. Nessas oficinas as crianças aprendem como escolher e comprar os melhores produtos, e como combinar pratos, como preparar um bom menu, como usar da melhor forma as verduras, o valor nutricional de cada alimento e por último a manipular e preparar uma refeição completa.
Numa época em que se nota um preocupante aumento da obesidade infantil, creio que ensinar as crianças desde cedo a cozinhar e a se envolver na preparação das comidas também é uma forma de prevenir e evitar que elas se tornem em crianças obesas. Além disso, também favorece o combate ao sedentarismo. Ao invés da criança estar em frente à televisão durante toda a manhã, enquanto sua mamãe ou seu papai preparam a comida, por que não lhe dar a oportunidade que também participe e se comprometa com a cozinha?
É também uma forma de evitar que a criança se enfade e de inculcar o compromisso e o esforço no seu cotidiano. Além disso, a cozinha motiva a criança ao conhecimento, ao trabalho e a uma maior valorização de si mesma.
Vale lembrar o cuidado que todos os pais e mães devem ter com crianças na cozinha, pois qualquer descuido pode ser muito perigoso. Cada idade terá suas limitações e de acordo com o crescimento, mais responsabilidade terão no preparo das deliciosas comidas.
Entre panelas e fogões, as crianças aprendem um montão. Cozinhar pratos com ovos, com diferentes massas, saladas, salsas e uma infinidade de sobremesas como torta de biscoito, sorvetes, mousses, será muito divertido. Com certeza a criança encontrará alguma especialidade.
Venha, vamos lavar as mãos, colocar o avental e seguir uma boa receita de cozinha, e mãos à massa!
Fonte: guiainfantil