Você já deve ter ouvido falar do TDAH atualmente não é mesmo?!
Esse assunto tem sido pauta recorrente há algum tempo e vem ganhando cada vez mais espaço de conhecimento entre os profissionais da educação, profissionais da saúde e conversas entre os pais.
O que é o TDAH?
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade é um transtorno neurológico crônico, com causas genéticas.
Dentre os problemas que o TDAH causa a falta de atenção, a hiperatividade e a impulsividade são as características mais recorrentes.
Quais as consequências?
Quando não tratado o TDAH pode trazer várias consequências no desenvolvimento da criança e do adolescente, como baixo rendimento escolar, dificuldades em fazer amizades e problemas de relacionamento com familiares.
Quais os sinais de alerta?
Quando a criança se distrai com estímulos externos de maneira exagerada, possui dificuldade de manter a atenção, de se concentrar, compreender e seguir instruções simples, dificuldade em executar tarefas até o final e demonstra um nível de ansiedade elevado deve-se ficar atento.
Quem eu devo procurar?
Ao desconfiar de caso de TDAH em seu filho, converse com a equipe pedagógica e procure saber sobre seus comportamentos na escola, seu rendimento em atividades.
Caso haja sinalização por parte da escola é muito importante conversar com o pediatra do seu filho e pedir orientações a ele.
Mas lembre-se que o diagnóstico é um processo lento e que só pode ser dado por um médico neurologista, neuropediatra ou psiquiatra. Muitos dos sintomas podem estar relacionados a outras doenças ou condições psicológicas, por isso é muito importante cautela.
Acompanhar a vida escolar e estar atento é sempre muito importante, no caso de dúvidas procure ajuda de profissionais competentes.