E-mail: contato@uninortejunior.com
Telefone: 43 3337-2815

5 dicas para que seus filhos sejam autônomos

Sem receio de me enganar, posso afirmar que todos os pais desejam que os filhos aprendam a ser autônomos e independentes numa idade precoce, para que possam ter mais tempo e liberdade para fazer mais coisas durante o dia.

Pois como alguns pais já sabem, quando são muito pequenos, nossos filhos necessitam de toda nossa atenção e cuidados nas 24 horas do dia, tornando difícil nos dedicarmos a realizar outras coisas; por isso precisamos ensiná-los a serem autônomos.

No entanto, apesar de nossos esforços, às vezes nos equivocamos ao criá-los; talvez porque os superprotegemos ou subestimamos sua capacidade, por acreditarmos que são imaturos ou pequenos, o que limitará nossos filhos a desenvolver suas habilidades, capacidades e destrezas e, assim, consigam ser independentes.

Um amor que permite ser livre

Agora, fazer com que nossos filhos sejam autônomos será um benefício para nós e também para eles, já que alcançarão uma plenitude intelectual, emocional e moral, que lhes permitirá desenvolver um pensamento crítico e tomar boas decisões, e também aprenderão a controlar suas emoções para que consigam fortalecer sua segurança, confiança e autoestima.

Dito isso, deixamos estas dicas para que você possa ensinar seus filhos a serem autônomos desde pequenos:

1. Causa e consequência

Atualmente, o modo de educar nossos filhos mudou em alguns aspectos; por exemplo, agora é comum ouvir que a palavra “castigo” foi substituída pela palavra “consequência”, graças às recomendações de alguns especialistas que afirmam que essa seria a melhor opção para corrigir o comportamento das crianças.

Se você quer que os seus filhos aprendam a ser autônomos, comece por explicar-lhes sobre as consequências que envolvem todos os seus atos, para que possam compreender a importância de saber tomar decisões e de pensar antes de agir.

Por exemplo, se disser aos seus filhos que eles têm de limpar o quarto a cada fim de semana, e não o fizerem, então deve haver uma consequência para tal comportamento. Desse modo, quanto mais delegar responsabilidades, mais eles saberão que haverá consequências (boas ou más). Dessa maneira, aprenderão a realizar seus deveres e serem mais independentes e autônomos.

2. Instruções claras

É importante que as crianças aprendam a assumir algumas responsabilidades que lhes sejam delegadas pelos pais para que sejam independentes e autônomas. Agora, quando delegar responsabilidades, lembre-se de ser claro, preciso e sem rodeios, ou seja, que sua instrução seja curta e simples para que eles possam cumpri-la e aprenderem bem o que fazem.

Uma vez que seus filhos tenham aprendido como as coisas devem ser feitas, eles podem ser independentes e, ao mesmo tempo, proativos, porque não precisam mais ser lembrados do que devem fazer ou como devem fazer, pois já aprenderam.

3. Não faça as coisas por eles

Às vezes os pais cometem o erro de fazer os deveres e tarefas dos filhos, simplesmente porque querem economizar tempo para investi-lo em si mesmos, ou porque subestimam a capacidade de seus filhos, ou por qualquer outra razão. No entanto, é um erro fazer por eles aquilo que podem fazer. Será melhor ajudá-los e orientá-los. Assim, sozinhos, eles poderão aprender a ser mais independentes.

Lembre-se de ter paciência e sempre supervisionar seus filhos, com sua orientação, apoio e amor, eles poderão aprender descobrindo novas habilidades.

4. Forneça as ferramentas necessárias

Seria inapropriado exigir que nossos filhos se tornassem independentes ou que fizessem certas coisas sem lhes proporcionar as ferramentas necessárias para cumprir as suas tarefas ou deveres. Por exemplo: se vão fazer a tarefa escolar, é importante que tenham uma cadeira, uma mesa, cadernos, lápis etc.

Inclusive, aproveite para ensinar seus filhos a cuidar dos materiais que utilizam para fazer suas tarefas, dessa forma aprenderão o valor das coisas e a importância de cuidá-las.

5. Crie rotinas

A Academia Americana de Pediatria recomenda programar horários específicos para que nossos filhos façam certas coisas cotidianas, limitando o tempo para realizá-las; e assim, formar bons hábitos que os ajudarão a se tornarem pessoas autônomas e independentes.

Lembre-se da importância de criar hábitos e rotinas, já que chegará o momento em que seus filhos aprenderão o que devem fazer e quando fazer, e pouco a pouco, eles as farão sem que ninguém tem que lembrá-los ou obrigá-los.

Tenha em mente que, se deseja que seus filhos sejam autônomos, você tem que ser paciente e cuidadoso, já que eles aprenderão com seu exemplo, porque vão querer imitar você. Por isso, não se esqueça, comece a delegar responsabilidades que sejam adequadas à idade dos seus pequenos, fale com clareza utilizando ideias curtas e simples, guie e apoie, e nunca faça as coisas por eles. E o mais importante: ensine-os com amor.

Fonte: Família

0 Comentários

Adicione um comentário