Confiar é ter a esperança de que outra pessoa não nos trairá ou decepcionará. Claro, confiar em uma pessoa é algo que leva tempo. No entanto, com os filhos a situação é diferente.
Ao serem gerados por amor e conviverem com você desde o nascimento, a confiança em você é algo que surge naturalmente. O que pode acontecer é que seus filhos percam a confiança que depositaram em você por algum ato seu. É por isso que temos de ter o cuidado para que nunca percam a fé que depositaram em nós, e desapontar uma pessoa pode ser muito mais fácil do que ganhar sua confiança.
Como ganhar a confiança de seus filhos
Você conta com a sorte de que seus filhos, por convivência diária, verão suas ações e farão um conceito de quem vocês são como pais. Se souber fazer as coisas, ganhará a confiança deles com pouco esforço.
O primeiro passo para ganhar a confiança dos filhos é respeitá-los.
Haverá quem diga que não importa que seus filhos confiem ou não, o que importa é que obedeçam. Isso é um grande erro, porque um filho dificilmente obedecerá a um pai ou mãe que não respeita. Talvez quando criança o faça, seja por medo, mas na adolescência, perderá o pouco respeito que lhes tem.
É exatamente disso que se trata, que se deseja ser respeitado, você deve respeitar seus filhos. E como isso é feito? simples: não os decepcionando.
Lembre-se de que você não é apenas uma figura de autoridade, é também um exemplo para eles. Seus filhos vão notar suas falhas; não se espera que os pais sejam perfeitos. Mas se cometer alguns erros, seja sincero com seus filhos e explique-lhes que você é humano e irá errar. Ensine-lhes que é aceitável que eles também errem; que o truque da vida é aprender com os erros e não voltar a tropeçar na mesma pedra.
É uma questão de se mostrarem perante seus filhos como pessoas sinceras com as quais podem abrir-se e falar francamente. Que não devem temer vocês e que sempre podem recorrer a vocês para pedir conselhos, pois não serão julgados. Quando faz isso, você mostra a eles que os respeita e, em retribuição, eles os respeitarão.
Dê-lhes tempo, atenção e esforço
A tarefa de ser pais não é fácil. Isso se aprende conforme o filho vai crescendo. Não é esperado que os pais sejam juízes dos filhos, especialmente quando estão aprendendo a viver.
Algo que um filho tem em grande estima é que seus pais aceitem e valorizem seus esforços e capacidades. Quando os pais reconhecem esse esforço, os filhos são motivados a se esforçar mais.
É claro que nem tudo o que um filho faz é perfeito. O truque de um pai sábio é corrigir seus filhos com amor. Quando o fizer, seus filhos saberão que têm um guia amoroso que jamais os prejudicará por seus erros; em vez disso, irá ajudá-los a corrigir suas falhas e a serem melhores a cada dia.
Os filhos também necessitam que os pais lhes dediquem tempo de qualidade. Isso para que eles possam se divertir, aprender e ter muitas lembranças familiares e permitirá aos pais conhecerem melhor os seus filhos pelas suas ações e decisões.
Respeite sua privacidade
Outra maneira de ganhar a confiança dos filhos é respeitar a sua privacidade. Há pais que fazem do tempo com os filhos um interrogatório, e não deveria ser assim. Em vez disso, se um pai falar sobre como se sente, vai mostrar aos seus filhos que confia neles. Ao mesmo tempo, envia-lhes a mensagem de que podem fazer o mesmo.
O truque é respeitar o que quer que os seus filhos queiram partilhar, sem gerar pressão para que falem sobre o que não querem ou preferem guardar somente para eles. É assim que o filho estará cada vez mais disposto a falar francamente sem medos e reservas com seus pais.
O caminho mais rápido para que seus filhos deixem de confiar em você
Certamente, por experiência própria, você já viveu situações que o fizeram perder a confiança que tinha nas outras pessoas. Basta uma pequena ação para nos afastar daquele amigo que não respeitou a confiança depositada nele.
Com os filhos acontece o mesmo. O pior é que é uma ação que a muitos pais passam despercebida: quebrar suas promessas e enganar.
Pense um pouco sobre isso. Quando era criança, os seus heróis mais próximos eram os seus pais; bem, quando começou a ser mais independente, abriu-se um mundo de possibilidades diante dos seus olhos. Então, você percebe que muitas coisas que os seus pais disseram eram reais, outras não.
Perceber que houve um ou outro engano pode ou não ser grave dependendo do tamanho deste. Não é a mesma coisa perceber que não é o Papai Noel que traz os presentes ou que você foi adotado. Sei que o exemplo é muito radical, mas é necessário.
É o mesmo quando você diz ao seu filho que vai à apresentação dele na escola e ele fica à sua espera. Você parte o coração dele porque a criança realmente queria que você fosse vê-lo. É assim que você quebra gradualmente a confiança que ela depositou em você enquanto crescia.
Posso dizer com felicidade que sei o que é poder confiar nos pais. Os meus sempre nos mostraram que eram pessoas de confiança. Sempre pudemos nos aproximar deles para falar do que nos perturbava ou interessava, e minha irmã e eu nunca nos sentimos julgadas.
Fazer seus filhos confiarem em você não é tão complicado quanto parece. Basta descer do seu pedestal de pai e colocar-se no lugar de aprendiz da vida junto com os seus filhos; eles vão agradecer.
Fonte: Família.com